Com a alimentação não se brinca

0
501

Porque se trata dum assunto sério que merece destaque, sobretudo no dia em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, dia 16 de outubro, a Escola Superior Agrária (ESA) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) dinamiza a efeméride com atividades do curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.

A iniciativa promove um conjunto de atividades associadas aos alimentos (produção, transformação, investigação, experimentação e educação associada ao consumo) e compreende ainda a divulgação dos trabalhos de fim de curso dos alunos do curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar da ESA, atividade que decorrerá durante todo o dia.

Na parte da manhã, as atividades previstas serão dirigidas especialmente para os alunos do Ensino Secundário da área das Ciências. No Laboratório de Tecnologia e Segurança Alimentar decorrerá a atividade “À descoberta do sumo de azeitona”; no Laboratório de Nutrição e Alimentação Animal será feita a “Determinação de proteína, gordura e fibra em alimentos vegetais e animais”; no Laboratório de Proteção Vegetal a “Identificação de causas de refugo em frutos”; no Laboratório de Microbiologia a “Observação ao microscópio de microrganismos isolados a partir de alimentos, do ambiente e do corpo humano”, e no Laboratório de Águas os participantes terão a atividade “Significado e determinação do PH, condutividade elétrica, dureza, cloro e compostos de azoto em águas”.

Na hora do almoço, das 12h30 às 13h30 realizar-se-ão provas e degustação de alimentos confecionados pelos alunos do curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar do IPCB/ESA.
Para a parte da tarde estão previstas três palestras: “Rendimento e composição química do filete de achigã” pelo docente do IPCB Moitinho Rodrigues; “O arsénio e o selénio nos alimentos” por Isabel Castanheira do Instituto Ricardo Jorge, e “Uma experiência profissional após o curso de NHQA”, pela diplomada do IPCB Ana Pereira, da ADRACES.

PROGRAMA

9h30-17h00 – Posters de trabalhos de fim de curso de alunos de NHQA
9h30-12h00 – Atividades nos laboratórios
1230-1330 – Provas e degustação de alimentos confecionados pelos alunos do curso de NHQA
14h15-15h30 – Palestras sobre o valor dos alimentos

[Foto: IPCB/Escola Superior Agrária]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*