Bijuteria diretamente do café

0
2139

Aproveitar o que à primeira vista considerarias lixo e fazer disso verdadeiras obras de arte – Sofia Canas da Mota é uma designer de 27 anos que se pauta pela inovação, sem esquecer a consciência ambiental. “Joalharia de Café”, a coleção que usa cápsulas de café para fazer joias, é a melhor prova disso.

A preocupação com o ambiente veio da educação que recebeu em casa, conta Sofia ao portal Boas Notícias: “a minha educação em casa sempre foi muito ecológica, sempre houve a preocupação de reciclar, reutilizar, não deitar restos fora e ao criar os primeiros objetos [a partir de cápsulas de café], em 2009, começou a fazer sentido transportar esta educação que eu tinha para a empresa”.

A empresa chama-se SofiaCmota – Joalharia e Eco-Design e aproveita as cápsulas para fazer desde colares e brincos a cintos e malas, passando por ganchos para o cabelo. “Joalharia de Café” foi tendo um impacto tal que da família e amigos, Sofia passou para pessoas e empresas um pouco por todo o país, que fazem a recolha das cápsulas para que depois a artista lhes dê nova vida.

Joalharia de Café Joana Tubal
Verdadeiras obras de arte a partir do que muitos considerariam lixo. Foto: © Joana Tubal

Sofia mistura alguns materiais mais clássicos, aproveitando depois as modernas e maleáveis cápsulas: “as cápsulas de café são lavadas e trabalhadas manualmente até estarem completamente prontas para depois juntar com um material que as enalteça e juntos criarem uma peça interessante”, conta.

Os preços são bastante variáveis – podem ir dos 7,50 aos 85 euros – e não impedem o crescente sucesso dos produtos, especialmente dos colares e brincos. A cada vez maior consciência ambiental dos portugueses, bem como a inovação patente no trabalho de Sofia, podem explicar a procura, que exige que a designer nunca pare de criar: “a coleção tem sido constantemente aumentada, melhorada e atualizada com novos artigos, pois a resposta do público tem sido bastante positiva”.

Colares
Os colares e brincos são os acessórios com mais procura. Foto: © Joana Tubal

[Foto: facebook.com/pages/SofiaCMota-Joalharia-e-Eco-Design/]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*