Ideias inovadoras por um mundo melhor

0
2617

Melhorar as condições humanas e combater a pobreza extrema. São estes os principais objetivos do concurso European Youth Award 2012, uma competição que irá premiar os melhores projetos em áreas relacionadas com as condições de vida das populações mais carenciadas, com os Millenium Development Goals como pano de fundo.

Os projetos a concurso deverão conseguir provar como é possível usar o digital em benefício de todos, especialmente dos socialmente excluídos, dos discriminados de acordo com o género ou raça e dos que não têm acesso à educação.

Os Millenium Development Goals são oito ‘mandamentos’, acordados entre os 193 Estados-membros das Nações Unidas, que devem ser cumpridos até 2015 para um verdadeiro desenvolvimento à escala global. A erradicação da pobreza extrema e da fome, a universalização da educação, a igualdade de género e a emancipação da mulher nos países em que ela ainda é oprimida, a redução das taxas de mortalidade infantil, a melhoria da saúde maternal, o combate à SIDA, à malária e a outras doenças infeciosas, a sustentabilidade ambiental e uma cooperação global para o desenvolvimento constituem esses objetivos.

Partindo de qualquer um deles, os jovens concorrentes foram desafiados a apresentar projetos que, aproveitando as possibilidades da era digital que vivemos, permitissem chegar a um destes objetivos. Os 12 finalistas foram agora conhecidos e disputarão o prémio final em Graz, na Austria, entre os dias 22 e 24 de novembro.

No site da organização podes encontrar os doze trabalhos selecionados, com representantes de oito países, entre os quais não consta nenhum português – França, Holanda, Hungria e Bélgica têm um participante cada, enquanto Macedónia, Itália, Áustria e Alemanha repetem presenças e são nacionalidades representadas em dois projetos cada. Os projetos estão divididos em seis grupos, conforme a área dos Millenium Development Goals que abordam.

Além do European Youth Award, foi aberta uma competição para designers com menos de 30 anos, desafiados a criar o melhor poster para projetar os Millenium Development Goals.

Aura faz parte da dúzia de projetos finalistas e inclui-se no grupo “Power 2 Women!“. Mostra como a tecnologia pode aproximar e ajudar casais à beira de concretizar o sonho da paternidade.

[Foto: World Summit Youth Award]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*