Antes que os caloiros se queimem…

0
1231

Os mais de 300 alunos do 1º ano da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) estão todos convidados a participar, amanhã, dia 27 de setembro, no peddy paper “Antes que te Queimes caloiro”. O que se vai passar? Esta iniciativa de boas-vindas quer levar os novos estudantes a percorrer os locais históricos de Coimbra… Mas com recurso a pouca bebida, já que ganha o grupo que melhor responder aos desafios e que tiver a menor taxa de alcoolemia.

A iniciativa tem início às 20h, na Praça 8 de Maio, junto à Câmara Municipal de Coimbra, terminando depois na Praça da República. Organizados em grupos com pelo menos um Doutor e cinco caloiros, os participantes terão de completar um conjunto de tarefas que inclui perguntas sobre o consumo de álcool e de drogas, tradições académicas e culturais da cidade e até demonstrações de primeiros socorros.

O importante será responder a todas as perguntas e realizar todos os desafios no menor tempo possível e com a menor taxa de alcoolemia no grupo, que não deverá atingir, no conjunto dos elementos da equipa, a média de 0,2g/l.

“O peddy paper consiste num jogo onde se procura, de uma forma lúdica, fomentar o convívio entre os caloiros e ‘Doutores’, desenvolver o espírito académico e de equipa e, ao mesmo tempo, conscientizar sobre os problemas inerentes ao consumo abusivo de substâncias psicoativas e danos associados. Pretende-se, ainda, dar a conhecer as tradições académicas associadas aos locais mais significativos da cidade de Coimbra. É uma forma diferente de dar as boas-vindas aos novos alunos, de perceberem o que é a integração e de mostrar que é possível divertirem-se sem beber”, afirma a professora Irma Brito, que coordena o projeto.

O peddy paper “Antes que te Queimes caloiro” é organizado pelo Projeto PEER (Peer Education, Engagement and Evaluation Research), em parceria com o Atelier de Expressividade (grupo de Educação pelos Pares da ESEnfC), a Administração Regional de Saúde do Centro-IP, o IREFREA (Instituto Europeu para os Estudos em Prevenção) Portugal e a Comissão de Praxe da ESEnfC.

[Foto:  Public Domain Photos @ Flickr]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*