O Brasil começa na Rua Augusta

0
481

O Ano do Brasil em Portugal está finalmente a arrancar. O período de 2012/2013 será marcado por uma série de celebrações do Brasil e da cultura brasileira em Portugal, na sequência do que o país tem feito com outros diretamente ligados à sua história, sejam colonizadores, como é o nosso caso, sejam emigrantes que por lá se instalaram, criando laços inapagáveis. A partir do próximo dia 23, o MUDE – Museu do Design e da Moda dá o mote.

De 23 de setembro até 4 de outubro, o MUDE – Museu do Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo abre as portas na Rua Augusta, em Lisboa, para a apresentação de duas exposições com ‘sotaque’ brasileiro.

A “Exposição Design Brasileiro – Mobiliário Moderno e Contemporâneo” percorre o período desde a década de 40 até aos nossos dias, através do trabalho de 17 artistas. A evolução e as mutações do design no Brasil são apresentadas numa seleção de dezenas de peças de mobiliário, dividindo a história em dois momentos capitais – o moderno, das décadas de 40 e 50, e o contemporâneo, com traços de irreverência e marcado por temas como o da sustentabilidade.

A segunda exposição, “Mostra Nacional Brasileira na 12ª Quadrienal de Praga: Espaço e Design Cénico – PQ´11: Personagens e Fronteiras: Território Cenográfico Brasileiro”, lembra a importância da cenografia e do design cénico no Brasil dos últimos anos. A exposição estará dividida em quatro secções – Memória, Lugares, Ação e Transposição – e funcionará como uma instalação. Como o próprio título indicia, a mostra integrou representação brasileira na 12ª Quadrienal de Praga, em 2011, onde foi agraciada com o prémio Triga de Ouro.

[Foto: MUDE]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*