Inverno pode trazer prémio a João Tordo

0
573

O romancista português João Tordo é um dos pré-selecionados para o European Book Prize 2012, organizado pela associação Espirit d’Europe e aberto aos autores de todos os países membros da União Europeia (UE). “Bom Inverno” é a obra que pode valer a distinção ao escritor. O vencedor é anunciado no dia 5 de dezembro.

“Bom Inverno” foi editado em 2011 pela Dom Quixote e não desiludiu quem já apostava na qualidade do autor João Tordo, especialmente depois de, em 2009, ter arrecadado o Prémio Literário José Saramago, graças ao romance “As três vidas”.

Agora, o reconhecimento vai mais longe e o escritor português está entre uma lista de pré-selecionados para o European Book Prize ou, em português, Prémio do Livro Europeu do ano, criado em 2007 com o apoio de Jacques Delors e que visa distinguir um ensaio e um romance que exaltem as qualidades da Europa. O júri é constituído por jornalistas de vários países da UE, com a condição de que todos eles sejam correspondentes em Bruxelas. O presidente do júri será, este ano, o realizador grego Costa-Gavras. Os vencedores de cada categoria são conhecidos no final de cada ano e têm direito a um prémio monetário no valor de dez mil euros cada.

A nomeação de João Tordo deve-se à edição francesa de “Bom Inverno”, traduzida por Dominique Nedellec e publicada pela Actes Sud. Também na categoria de ensaio surgem nomes portugueses – José Eduardo Franco e Pedro Calafate são os autores de “A Europa Segundo Portugal”.

Para quem ainda não conhece, “O Bom Inverno” é uma obra que acompanha a história de um escritor solitário, frustrado e algo rezingão, que conhece um outro, italiano e mais jovem, Vincenzo Gentile, que o leva a embarcar numa viagem até Itália, para um encontro de escritores. E é lá que a personagem principal de “Bom Inverno” – que é também o narrador da história – perde o controlo da situação, numa enigmática e perigosa espiral de acontecimentos.

[Foto: in facebook.com/joao.tordo]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*