Nem experimentes roubar o meu PC!

0
499

Com os convidativos dias de sol que ainda se fazem sentir e os jardins e esplanadas cada vez mais munidos de Wi Fi, levar o PC para o ar livre é uma rotina – e também uma tentação para os ladrões. Mas a vida dos gatunos está agora mais dificultada por três jovens bracarenses, que criaram uma solução de segurança informática inovadora capaz de deixar os PC ‘debaixo de olho’.

Miguel Almeida e Afonso Arriaga (licenciados e Metres em Engenharia Informática pela Universidade do Minho) e Mariana Pulido (estudante de Novas Tecnologias da Comunicação na Universidade de Aveiro) já transformaram a ideia em negócio e atualmente trabalham na Paradigma, procurando diariamente soluções para necessidades simples do quotidiano de todos os utilizadores de PC.

Para quem utiliza o computador em espaços públicos, prevenir o seu furto com a ajuda do telemóvel é agora uma realidade graças a estes três jovens, graças ao produto “Keep An Eye” (Debaixo de Olho). Na prática, o telemóvel vigia o PC nos momentos em que o seu utilizador tem de o deixar sozinho por alguns momentos: a aplicação gera um aviso instantâneo no telemóvel do utilizador quando alguém mexe ou opera no computador.

O “Keep An Eye” funciona em qualquer computador e não é necessária qualquer instalação nem configuração. “Abrir um site e apontar a câmara do telefone para o computador é a única coisa que é necessário fazer. A partir desse momento, tudo o que nele acontecer é instantaneamente alertado no telemóvel”, refere Miguel Almeida, acrescentando que “mesmo o mais ínfimo movimento é identificado pelo Keep An Eye, tirando-se proveito dos sensores de movimento (acelerómetros) disponíveis nos computadores modernos”. A outras boa notícia é que a aplicação custa 79 cêntimos e está disponível para iPhone – sendo que brevemente estará também disponível para a plataforma Android.

[Foto: Luís Moreira | Universidade do Minho]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*