Guimarães para ver e rever

0
421

Se há cidade onde deves estar em 2012, essa cidade é Guimarães. Capital Europeia da Cultura, é na cidade-berço que tudo acontece. O projeto “Fazer Parte” é o mote para uma série de visitas e descobertas na cidade, pautadas por um olhar alternativo, informal e baseado em vivências pessoais. Dia 1 de setembro é tempo de “Reimaginar Guimarães”, por trás de uma lente.

Eduardo Brito é o coordenador do projeto de fotografia, que visa contar a história de Guimarães através de 150 anos de fotografia, “Reimaginar Guimarães”. E é também ele que no próximo dia 1 de setembro se vai transformar no “Guia Improvável” – iniciativa que convida vimaranenses e residentes temporários a propor roteiros alternativos, com visões naturalmente mais pessoais -, guiando os visitantes por alguns dos locais mais emblemáticos da cidade.

O programa da visita prevê a paragem em lugares que foram fotografados para a exposição “Rever a Cidade”, um trabalho de refotografia levado a cabo por Inês d’Orey e Carlos Lobo, a partir de imagens de arquivo da Coleção de Fotografia da Muralha, Associação de Guimarães para a Defesa do Património, que será inaugurada a 7 de setembro.

Eduardo Brito, o Guia Improvável escolhido para esta visita, propõe-se a revelar segredos bem guardados dos vimaranenses, os quais só poderás conhecer se te inscreveres, através do formulário, até dia 30 de agosto.

[Foto: Carlos Lobo]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*