Hipsters são as estátuas

0
587

O street style está na moda e chega até aos modelos menos convencionais, como o são as estátuas clássicas. A ideia foi dos franceses Léo Caillard e Alexis Persani – o primeiro é fotógrafo, o segundo designer – que decidiram oferecer uma nova indumentária a algumas estátuas do Museu do Louvre, em Paris. A pose arrogante dos ‘modelos’ é, segundo os criadores, o grande mote para o trabalho.

Léo Caillard é um fotógrafo francês, de 27 anos, que pensou transformar esculturas clássicas em verdadeiros símbolos de modernidade. Para isso, fotografou estátuas do famoso museu parisiense e foi à procura de amigos com formas físicas semelhantes. Colocando-os nas mesmas poses ostentadas pelas estátuas, Caillard vestiu-os com peças urbanas, como óculos escuros Ray-Ban, camisas de ganga, camisas de flanela com desenho de xadrez ou t-shirts com bolso, a abrir portas para o maço de tabaco. Daí a transformar as esculturas em verdadeiros modelos hipster foi um passo que o software de edição de imagem Photoshop ajudou a dar. E foi também aí que entrou Alexis Persani, designer e diretor artístico, que ficou responsável pela transformação digital que misturou as fotografias em pares (as dos modelos atuais com as dos antigos). Os resultados têm tanto de original e surpreendente quanto de hilariante.

hipster estatua
A pose das estátuas é “perfeita” para servirem de modelos, garante Léo Caillard.

“Street Stone” foi o nome dado ao projeto, que quem sabe não será o impulso necessário para outras obras artísticas do género em Portugal. Caillard descreve a “atitude e arrogância” presente na postura das estátuas como “perfeitas” para servirem de modelos de contemporaneidade. Atualmente, “o nosso aspeto quase que explica quem somos”, garante Caillard. Foi por isso que se propôs a encontrar uma forma diferente de “representar o poder da indumentária”, acrescenta.

Leo Caillard
Um maço de tabaco a sair de um bolso de uma camisa de manga curta, com um cigarro a acompanhar, são elementos que não esperamos encontrar numa estátua clássica.

O trabalho do jovem fotógrafo francês pode ser acompanhado no seu site pessoal, onde “Street Stone” é apenas uma em muitas séries de projetos marcados pela criatividade.

Hipster Statue
Os óculos e o bolso com botão na t-shirt a dar um toque hipster à estátua, que até já traz moustache incorporado.

[Fotos: Léo Caillard]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*