Passa aí um rótulo de Vinho do Porto!

0
745

A história do Vinho do Porto conta-se com cálices, mas também se conta com rótulos. Assim, é já a partir de amanhã, dia 2 de agosto, que a Reitoria da Universidade do Porto recebe “Imagens do Vinho do Porto: rótulos e cartazes” – uma exposição da responsabilidade do Museu do Douro, que mostra ao visitante toda a evolução do design de rótulos e embalagens deste simbólico produto portuense até aos dias de hoje.

Ao longo dos anos, as várias casas produtoras de Vinho do Porto adotaram variadíssimas estratégias de comunicação para diferenciar o seu Vinho do Porto nos mercados internacionais. Essa história é contada nesta exposição, através de dezenas de rótulos que percorrem a história. Se hoje em dia, parece ser comum que os elementos valorizados num rótulo ou cartaz sejam as caraterísticas concretas do vinho (como o ano e local de colheita, as quintas de origem ou o tipo de envelhecimento), no passado o paradigma passava por destacar as qualidades do Vinho do Porto na luta contra a “neurastenia” e a “debilidade física”, justificando o seu engarrafamento e comercialização por farmácias.

A exposição inclui rótulos e cartazes originais, bem como reproduções ampliadas, que deram origem a um catálogo. Colaboraram para a realização desta exposição empresas de artes gráficas, empresas de Vinho do Porto e colecionadores privados.

Mais informações
Exposição “Imagens do vinho do Porto: rótulos e cartazes”
Reitoria da Universidade do Porto
Datas:
Entre 2 de agosto e 26 de outubro
Horário:
 Das 11h às 13h e das 14h às 17h, de terça a sexta-feira

[Foto: Universidade do Porto]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*