Esta História não sabias tu

0
786

Para ser conotado como um país de brandos costumes, Portugal tem muito que se lhe diga, pelo menos no que toca a História. Salazar, por exemplo, ao contrário do que se pensa, não era um homem somítico que vivia isolado do mundo envolto nas suas tentativas de salvar a Pátria. “Mentira”, escreve João Ferreira: o antigo Ministro das Finanças gostava de viajar, de gastar dinheiro em fatos e gravatas e de cortejar senhoras, sendo conhecidos pelo menos oito amores, entre eles a astróloga Maria Emília Vieira, a Viscondessa Carolina Asseca e a jornalista francesa Christine Garnier.

E os que decoram ardentemente os versos de Camões sobre o amor de D. Pedro por D. Inês de Castro que se cuidem, pois investigações posteriores admitem que D. Afonso IV propôs várias vezes ao filho que se casasse com a amante galega para pôr fim ao escândalo em que viviam. Também ao contrário da lenda, parece que D. Pedro “amava mais do que se deve aqui dizer” o seu escudeiro Afonso Madeira, relata o cronista Fernão Lopes, acrescentando que a fúria de D. Pedro por ver o ‘seu’ escudeiro metido com uma dama da corte o obrigou a “cortar-lhe aqueles membros que os homens em mais apreço têm”.

No capítulo “Heróis disputados por todos”, é tempo de descobrirmos que, afinal, Fernão de Magalhães deu a volta ao mundo em 1520… Pago pelos espanhóis. E que Santo António, que os portugueses conhecem como sendo de Lisboa, é conhecido no resto do Mundo como Santo António de Pádua. D. Dinis, aparece na categoria de “Visionários”, por ter mandado plantar o Pinhal de Leiria tanto para reflorestação dos terrenos, proteção do solo no avanço das areias e aproveitamento da madeira para construção das caravelas das Descobertas…. E Por falar em Descobertas, o livro, que vai já na sua 7ª edição, revela ainda nunca existiu uma escola náutica em Sagres e que Vasco da Gama era temido por ser um homem cruel, devido à sua sede de vingança e de tortura em terras estrangeiras.

Histórias Rocambolescas da História de Portugal
Edição: 2010
Páginas: 360
Editor: A Esfera dos Livros
PVP: 23 euros

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*