Cinco continentes de regresso a Estarreja

0
438

Pela terceira vez em Portugal, cerca de duzentos investigadores e docentes universitários, oriundos de 22 países, reúnem-se para um debate à volta do cinema. “AVANCA/CINEMA – Conferência Internacional de Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação” decorre na Escola Egas Moniz, em Avanca, no concelho de Estarreja.

Serão apresentadas mais de 160 comunicações sobre investigações recentes à volta da sétima arte, com o objetivo de facilitar a partilha de experiências e informação entre investigadores nacionais e internacionais, para além de promover Portugal como polo dinamizador de novos conhecimentos no estudo das áreas do cinema, arte, tecnologia e comunicação.

Está integrada na 16ª edição do Festival Avanca. A conferência decorre paralelamente ao Festival, entre os dias 25 e 29 deste mês, e dela faz parte uma Comissão Científica constituída por 30 doutorados de universidades de 15 países. O maior contingente de especialistas vem de universidades e centros de investigação do Brasil, Espanha e Reino Unido, para além de Portugal, mas também há representações de países como a Austrália, o Bahrain, a Malásia, o México, a Índia, o Irão, o Uruguai ou a Turquia. A melhor comunicação será galardoada com o prémio “Eng. Fernando Gonçalves Lavrador”, em homenagem a um dos mais importantes investigadores portugueses nas áreas da Semiótica, Estética e Teoria do Cinema.

De amanhã a sábado, em Avanca, no distrito de Aveiro, há um espaço multicultural e eclético de pensamento e debate sobre o cinema e as grandes transformações – quer sejam tecnológicas, quer sejam ao nível da narrativa ou mesmo na forma como se relaciona com o público – a que a sétima arte está, neste momento, sujeita.

[Foto: AVANCA 2012]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*