Dos 30 não passas

0
428

O dia em que fizeres 30 anos vai ser ser muito especial para ti… Sobretudo porque, a partir de janeiro de 2013, se conduzires um veículo ligeiro, vai significar que deverás proceder à revalidação da tua carta de condução.

Para os condutores de veículos ligeiros, ciclomotores e motociclos, a carta de condução vai passar a ser obrigatoriamente revalidada aos 30 anos. Para as restantes categorias (incluindo os motoristas de pesados), a primeira revalidação acontece aos 25 anos,  informa o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT). As novas regras entram em vigor a 2 de janeiro de 2013, mas o novo regulamento da habilitação legal para conduzir já foi publicado em Diário da República.

Os condutores de automóveis ligeiros e de motas vão ter de revalidar o título de 10 em 10 anos até aos 60 anos de idade, passando o tempo a ser encurtado para cinco anos e, depois, para dois anos a partir dos 70 anos de idade.

No caso dos motoristas de pesados, os prazos de revalidação são sempre de cinco anos até aos 65 anos de idade, sendo esta a idade limite para conduzir este tipo de veículos.

Mas atenção, porque os novos prazos de validade só são aplicáveis para as cartas emitidas após 2 de janeiro de 2013.

[Foto: zigazou76 @ flickr]

 

 

no caso de motoristas de pesados a revalidação passa a ser feita aos 25 anos, de acordo com as novas regras que entram em vigor a partir de janeiro.

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*