Já chegou a Wikipédia da música!

0
565

Investigadores do Departamento de Informática (DI) da Universidade do Minho (UMinho), em colaboração com colegas do Departamento de Música, criaram a plataforma WikiScore, uma espécie de wikipédia para a produção de conteúdos musicais (partituras) em larga escala. A plataforma já está operacional aqui.

“Existe um valioso património musical nos arquivos nacionais de todo o mundo e de Portugal, em particular, que demorará muito tempo a ser divulgado pelos meios tradicionais, sobretudo na época de crise em que vivemos; por isso, convocamos a comunidade melómana a colaborar nesse trabalho”, explica a professora Elisa Lessa, do Departamento de Música.

À semelhança do que acontece com a Wikipédia, a WikiScore faz um convite, à escala global e a todos os interessados, no sentido de ajudarem, à distância e em regime de trabalho cooperativo, na transcrição e publicação de originais que estejam digitalizados, como os que o notável trabalho da Biblioteca Nacional de Portugal tem dado a conhecer através da sua biblioteca digital.

Este projeto surgiu nas aulas da disciplina Informática para a Musicologia, lecionada pelos investigadores José João Almeida e Nuno Oliveira à licenciatura em Música – área vocacional Ciências Musicais. “Ao esperar colaborações de qualquer parte do planeta, a WikiScore concorrerá implicitamente para a divulgação do património musical português no mundo”, realça a equipa de desenvolvimento da plataforma.

Ao contrário de projetos internacionais neste âmbito, na WikiScore a mesma obra é transcrita por muitas pessoas ao mesmo tempo, daí que cada célula de edição tenha uma secção de discussão, onde é possível partilhar dificuldades e sugestões, entre outros aspetos. A abordagem acessível que está a ser implementada deverá permitir, por exemplo, realizar transcrições para trabalhos escolares e ouvir o conteúdo das obras em formato ‘midi’.

[Foto: UMInho]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here