A ciência ao serviço da arte

0
560

Fazer arte aproveitando os ‘milagres’ da ciência e da tecnologia, é o mote da Emergências 2012 – Exposição de Arte Contemporânea Experimental. A mostra vai chegar no próximo sábado, dia 16 de junho, à Fábrica ASA, em Guimarães, para mais uma vez celebrar o ano da cidade Capital Europeia da Cultura.

A exposição de arte contemporânea experimental vai contar com obras de 20 artistas, nacionais e internacionais, que recorrem a processos químicos, fenómenos físicos e biológicos, eletrónica e informática, bem como ambientes virtuais e peças de NetArt, nas respetivas criações artísticas.

Comissariada por Marta de Menezes, artista que tem vindo a desenvolver o conceito de Bioarte (a interação entre arte e biologia), Emergências 2012 apresenta uma série de obras de arte com curiosas variáveis, como vírus informáticos e vírus biológicos ou obras que utilizam cristais de gelo do tempo dos dinossauros, de forma a que os visitantes contactem com o caráter explorativo da arte nos dias que correm.

A iniciativa é da Cultivamos Cultura, uma associação com sede em Odemira, há alguns anos a incentivar a comunidade local a promover os seus projetos, através do desenvolvimento de atividades abertas, algumas das quais com a colaboração da Ectopia, um laboratório de artes experimentais que convida artistas, cientistas e académicas a desenvolverem projetos inovadores.

[Foto: facebook.com/Emergencias2012]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*