É adolescente mas parece gente grande

0
659

É o que se chama um génio precoce. Shouryya Ray tem 16 anos, nasceu em Calcutá e conseguiu resolver um enigma lançado por Isaac Newton há 350 anos atrás. A modéstia leva-o a rejeitar o rótulo de génio, mas não parece ter grandes hipóteses. O feito já se espalhou por toda a parte.

Aos seis anos andava a resolver equações de elevado grau de complexidade, como quem monta peças de um puzzle. Aos 16, segue numa visita de estudo à Alemanha, mais concretamente à Universidade de Dresden, e soluciona um enigma que ocupou a cabeça de outros matemáticos de renome durante três séculos. Shouryya Ray conseguiu precisar a trajetória exata de um projétil, tendo em conta a força da gravidade e a resistência do ar. Juntou-lhe a isso a determinação do impacto e do ressalto do projétil quando embate numa superfície resistente, como um muro ou uma parede.

Algumas equipas especializadas tinham tentado chegar à conclusão final, mas nunca o haviam feito. Shouryya Ray não precisou de sair da adolescência para entrar na história da matemática.

[Foto: deskarati.com]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*