Tens de ir parar às “EMERGÊNCIAS 2012”!

0
388

Não queremos que te sintas mal nem que sejas vítima de nenhum acidente. O que queremos é que visites a “Emergências 2012 – Exposição de Arte Contemporânea Experimental”. A mostra é comissariada pela artista Marta de Menezes e incorpora processos químicos, físicos, biológicos e até informáticos, como forma de expressão que faz questão de caminhar entre a dicotomia real/virtual.

A “EMERGÊNCIAS 2012 – Exposição de Arte Contemporânea Experimental” integra a programação de Arte & Arquitetura de Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura, e é uma ótima desculpa para visitares o ‘berço de Portugal’, entre os dias 16 de junho ae 2 de setembro, na Fábrica ASA (Sector G, Piso 0).

Esta exposição utiliza a Ciência e a Tecnologia para desenvolver novos meios de expressão artística, englobando obras nacionais e internacionais de 20 artistas que utilizam meios onde incorporam processos químicos, fenómenos físicos e biológicos, eletrónica e informática, bem como ambientes virtuais e peças de NetArt.

O projeto é comissariado pela artista Marta de Menezes, apologista do conceito de Bioarte, que explora a interação entre a Arte e a Biologia. Em “EMERGÊNCIAS 2012” , tudo se passa entre a dicotomia de meios reais e virtuais – dentro dos reais encontramos os meios biológicos (vivos), os físicos (fenómenos e materiais) e os químicos (substâncias e transformações). Nos virtuais encontramos as redes sociais e todo o mundo digital. As propostas artísticas apresentam dicotomias e contrastes subjacentes onde os conceitos de luz/trevas; movimento/inação; som/silêncio convidam o público a uma profunda descoberta sensorial.

[Foto: EMERGÊNCIAS 2012]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*