Quem é o teu herói?

0
1120

À entrada da Universidade do Minho (UMinho) pode ver-se, imponente, uma estátua de Prometeu – o corajoso titã que roubou o fogo a Zeus e o entregou aos mortais. Para debater a importância que a figura dos heróis tem no nosso imaginário coletivo, o Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da UMinho realiza, nos dias 26 a 28, o Colóquio Internacional “Figuras do herói. Literatura, cinema, banda desenhada”. 

A sessão de abertura conta com o vice-reitor da UMinho para o Ensino e Investigação, Rui Vieira de Castro, a presidente do ILCH, Eduarda Keating, e a diretora do Centro de Estudos Humanísticos, Ana Gabriela Macedo. É depois inaugurada a exposição “Os heróis digitais”, de Jrome Ateliers. As comunicações cruzam literatura, cinema e BD, tratando temas como o herói e a lei, o anti-herói, o herói e a família, heróis e máscaras, herói e paródia, heróis digitais e morfologias da aventura.

A viagem vai de Corto Maltese a Hércules, de Pinóquio a Prometeu, passando até por figuras de autores nacionais como Francisco José Viegas, Camilo Castelo Branco ou Eça de Queirós.

Mais informações aqui.

[Foto: UMinho]

 

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*