“KITT, vem-me buscar!”

0
3135

Quem não se lembra das arrojadas perseguições de KITT na série “Knight Rider” / “O justiceiro”, protagonizada por David Hasselhoff? Pois bem, a ficção está a tornar-se real, já que Nevada é oficialmente o primeiro estado norte-americano a aprovar uma legislação para veículos sem condutor.
Bruce Breskow, diretor do Departamento de Veículos Motorizados do Nevada, explicou ao ABC News que as companhias interessadas neste sistema de condução terão que provar que são capazes de o fazer e que, para já, estes veículos não estão aptos para serem comercializados (falta testar as capacidades dos veículos a condições atmosféricas como o nevoeiro, chuva ou neve, por exemplo). No que toca a despesas, contamos-te que todos os candidatos a testes sem condutor no estado de Nevada terão de pagar uma módica quantia entre 1 a 3 milhões de dólares, dependendo do número de carros a testar. E mesmo assim, enquanto em andamento, todo o carro sem condutor terá de ter sempre duas pessoas dentro dele – uma das quais pronta para agarrar o volante e tomar o controlo, se tal necessidade se verificar.

À semelhança do que acontece nos aviões, estes novos carros autónomos estarão equipados com uma espécie de ‘caixa negra’ que servirá para recolha de dados… E não, estes veículos não vão poder andar por todas as estradas – O governo de Nevada vai também designar áreas onde esses mesmos veículos terão permissão para circular.
Depois do Nevada, estados como a Florida e o Hawai estão também na corrida à Lei 511 sobre veículos sem condutor.

A popular série dos anos 80 “Knight Rider” / “O justiceiro” teve direito a uma versão em 2008. Mas aqui deixamos o genérico da original, com aquela musiquinha que a Mais Superior sabe que anda por aí em muitos toques de telemóvel…

[Foto: influx.co.uk]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*