Plataforma online para denúncia de crimes LGBTI

0
13
Plataforma online para denúncia de crimes LGBTI

Foi lançanda hoje no Parlamento Europeu, em Bruxelas, a plataforma online Uni-Form, que vai permitir a denúncia de crimes e discursos de ódio contra pessoas LGBTI em nove países europeus, incluindo Portugal.

Esta é a primeira plataforma online direcionada exclusivamente para as vítimas LGBTI. Está disponível no site e também na AppleStore e no GooglePlay de forma completamente gratuita. Os países abrangidos por esta plataforma são Portugal, Espanha, Reino Unido, Bélgica, Malta, Hungria, Letónia, Estónia e Lituânia.

Como é que funciona? A denúncia pode ser feita por vítimas, testemunhas ou qualquer pessoa que tenha conhecimento de um crime/discurso de ódio, podendo a mensagem ser anónima. A denúncia é encaminhada para a organização LGBTI responsável em cada país que, no nosso caso, é a ILGA Portugal. Caso a pessoa queira, a informação também pode seguir para as forças de segurança, de forma a proteger a vítima.

Qualquer ato de violência, quer seja física, verbal, psicológica ou outra pode e deve ser denunciada. Segundo o maior estudo sobre violência e assédio contra pessoas LGBTI feito na União Europeia, com quase 100 mil respostas, 26 por cento das pessoas inquiridas tinha sido atacada ou ameaçada de violência em casa ou em outro local, sendo que este número sabia para os 35 por cento se apenas fossem consideradas as pessoas trans. Outro destaque está no facto de cerca de um terço das vítimas de crimes de ódio não ter denúnciado o ataque por ter receio de sofrer de homofobia ou transfobia por parte da polícia.

[Fonte: ILGA Portugal]
[Foto: Unsplash / Alice Donovan Rouse]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*