1 em cada 5 jovens portugueses estão nem-nem

0
42
1 em cada 5 jovens portugueses estão nem-nem

Segundo o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), 1 em cada 5 jovens portugueses não têm perspetivas de futuro pois fazem parte dos jovens “nem-nem”, internacionalmente conhecidos como NEET – não têm formação, não estudam e não trabalham.

Estes dados vão desde os jovens de 15 até aos de 29 anos e é um valor que duplicou desde o início do século XXI. No ano 2000, os jovens NEET eram apenas 11 por cento do total de pessoas nesta faixa etária. Hoje em dia, esse valor subiu para os 20,8 por cento!

Com estes resultados, Portugal torna-se o quinto país da OCDE onde esta taxa é maior, atrás da Itália, do México, da Espanha, da França e da Grécia. Em 2013, o nosso país alcançou o máximo de 38 por cento.

Em relação à conclusão do Ensino Secundário, Portugal também se destaca pela negativa, pois cerca de metade dos alunos não consegue concluir esta fase nos três anos previstos. Porém, a aposta do nosso país no Ensino Profissional é vista como bastante positiva e consegue de forma mais bem sucedida levar os alunos a concluir o secundário e a entrarem no mercado de trabalho ou Ensino Superior.

[Fonte: Sapo Lifestyle]
[Foto: Unsplash / Alex Jones]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*