As ondas mais disputadas do mundo são nos Açores

0
12
As ondas mais disputadas do mundo são nos Açores

Ainda falta 1 mês e meio para que a elite do surf mundial venha a Peniche disputar a MEO Rip Curl Pro Portugal, a 10ª e penúltima prova do Circuito Mundial de Surf (WCT), mas o grupo que faz parte da Série de Qualificação (WQS) está agora nos Açores.

A escolhida foi a praia de Santa Bárbara, na Ilha de São Miguel, e vão competir 177 atletas. Ainda na primeira ronda do Azores Airlines Pro, já competiram os portugueses Manuel Morgado (#971) e Pedro Henrique (#122), nenhum dos quais passou esta fase. Ainda vão surfar Miguel Blanco (#204), Tomás Fernandes (#175), e Nic von Rupp (#227).

Esta competição vai estar nos Açores até dia 10 deste mês. Podes seguir todas as provas em direto através do canal de YouTube da World Surf League.

A Série de Qualificação tem em competição mais de mil surfistas. Alguns também competem no Circuito Mundial mas nesta prova, ao contrário da principal onde têm de participar em todas as provas, nesta não. E ainda bem pois enquanto que na WCT há um total de 11 provas, neste circuito o número sobe para as 55.

Os recursos financeiros são um grande problema nesta prova pois é preciso competir muito e bem para se receber mais pontos – quem faz mais provas acumula mais pontos. E apenas os 10 melhores são selecionados para integrar o WCT. O melhor português nesta prova é o Vasco Ribeiro, que ocupa agora a posição 24 do ranking, melhor posição que alcançou em 6 anos de competição.

[Fonte: World Surf League]
[Foto: Unplash / Thomas Ashlock]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*