Shhh. Festival Silêncio chega no final de setembro

0
15
Shhh. Festival Silêncio chega no final de setembro

De 28 de setembro a 1 de outubro, o Cais do Sodré vai ser tudo menos silencioso. Com entrada gratuita, o Festival Silêncio afirma-se como a celebração da palavra como veículo de conhecimento.

Durante os quatro dias do Festival, a palavra vai ser celebrada no cinema, na música, em palestras/conversas, na literatura, em exposições, em oficinas/passatempos e também pelos mais novos.

No cinema, com a curadoria da Filmin, o serviço de streaming português cujo foco principal é o cinema independente, a programação vai ser crua e diferente, separando a imagem e a voz. Para além do cinema de autor, haverá também um Ciclo dedicado ao cinema documental, de forma a trazer a público o debate e pensamento acerca da nossa própria voz.

Na música, vão passar grandes nomes da música nacional como Capicua, Bruno Pernadas, os Lavoisier e os Ermo. Para além dos espetáculos individuais, o próprio Festival reuniu o concerto Os Velhos Também Querem Viver, onde vão atuar Carlão, Selam Uamusse, Manuel Oliveira, Joana Alegre e Carlos Barreto.

Em termos de conferências/conversas, o Festival vai ter um total de três, cujo anfitrião será Miguel Somsen. Nestas conversas, com a ajuda de mais dois convidados, vão ser discutidos alguns problemas da atualidade de forma espontânea e livre, tendo sempre como base a voz e a palavra.

O Ciclo Autor dá a conhecer o trabalho da escritora Maria Gabriela Llansol, através dos mais diversos meios, tais como uma exposição, uma atuação musical e também um conversa com quatro oradores.
O Ciclo da Palavra, como o nome indica, vai focar-se na palavra, com especial destaque para a conversa de Rui Tavares sobre a “Voz da História”.

A palavra não é apenas escrita, vista ou mesmo participada. A palavra também é ouvida e, como tal, o Festival Silêncio terá uma rádio oficial – a Rádio Silêncio, com programação a cargo de Pedro Coquenão. Durante o Festival, a rádio vai ser transmitida em FM num raio de 5 quilómetros e vai estar também online.

Podes descobrir toda a programação deste evento de celebração da palavra através no seu site.

[Fonte: Shifter]
[Foto: Pixabay]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*