#GANHAROFUTURO rumo a Taipé

0
27

A maior competição desportiva do mundo universitário decorre em Taipé, de 19 a 30 de agosto, e Portugal já apresentou a sua comitiva.

Dos 9 mil atletas que vão marcar presença nas Universíadas, 65 são portugueses. Na delegação portuguesa, chefiada pela ex-atleta olímpica Susana Feitor e que apresenta como mote #GANHAROFUTURO, serão representadas 11 modalidades, incluindo duas coletivas: voleibol e basquetebol. E nos nossos atletas contam-se cinco que já estiveram nos Jogos Olímpicos – Rui Bragança (Taekwondo), Filipa Martins (Ginástica), Cátia Azevedo, Marta Onofre e Marta Pen (todas de Atletismo).

Destes, Rui Bragança e Filipa Martins – aos quais se junta Joana Cunha (Taekwondo) – já ganharam medalhas na edição anterior das Universíadas, em Gwangju (Coreia do Sul), em 2015, pelo que são eles as nossas grandes esperanças para trazermos mais medalhas de Taipé. No total, e em 50 anos de história de participações lusas, Portugal conquistou 32 medalhas, 11 delas de Ouro.

A FADU Portugal e os Jogos Santa Casa celebraram, entretanto, uma parceria para recompensar os atletas nacionais que tiverem melhores prestações. Estes ganharão bolsas de estudo no valor de mil euros.

Daniel Monteiro, Presidente da FADU Portugal, referiu no discurso de apresentação da comitiva nacional que “ser atleta de alto rendimento e estudante é uma tarefa árdua e incompreendida”, apesar das universidades terem passado a olhar para esta realidade “com outros olhos” e se tenham “transformado” para que esses atletas possam ser “estudantes ao mais alto nível”.

Nas Universíadas de 2017 vão disputar-se 14 modalidades obrigatórias, 7 opcionais e ainda o bilhar como desporto de demonstração. A cerimónia de abertura acontecerá a 19 de agosto, no Estádio de Taipé.

[Foto: FADU Portugal]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*