Gostavas de fazer voluntariado na Europa?

0
36

Tens entre 17 e 30 anos e gostavas de abraçar um projeto voluntário na Europa? Talvez tenhas aqui uma boa oportunidade!

Podes começar por te informar na plataforma tradicional de envio de voluntários – o Portal Europeu da Juventude – onde tens acesso a toda a informação necessária de acordo com aquilo que procuras: país de destino, tema de projeto (criatividade e cultura, assuntos económicos, energia, agricultura, entre outros) e data de início e fim.

É importante lembrar que não te podes candidatar de forma individual, mas apenas integrado num projeto. Para isso, deves rever a lista de organizações portuguesas acreditadas para o envio e entrar em contacto com aquela com que mais te identificas.

No voluntariado vais trabalhar, mas de forma voluntária. Para tal, irás ter formação antes e durante a estadia e um tutor a acompanhar-te. Apesar de não ser um trabalho remunerado, todas as despesas serão pagas (viagens, alojamento e pocket money), e terás ainda um seguro de saúde.

De acordo com o diretor da agência responsável pelo programa em Portugal (Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação), Pedro Couto Soares, o voluntariado na Europa “tem como objetivo principal a promoção da inclusão social, sendo particularmente apelativo para jovens ‘nem-nem’ (que não estudam, nem trabalham), bem como para todos aqueles que nunca saíram do país ou que de outra forma não conseguiriam ter uma experiência no exterior”.

Os projetos têm uma duração que pode variar entre dois a 12 meses e, neste momento, há 79 oportunidades em aberto. Aproveita!

[Fonte: P3]
[Foto: Pexels]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*