Estudantes de Coimbra contra a discriminação e o ódio

0
35

Os estudantes universitários de Coimbra lançaram uma campanha contra o extremismo e a proliferação do discurso de ódio nos meios digitais em Portugal. Chama-se Respeech e foi criada em parceria com o Facebook e a agência EdVenture Partners (EVP) no âmbito do Peer2Peer, um programa mundial que previne a radicalização.

Os autores da iniciativa são um grupo de alunos de mestrado em Relações Internacionais na Universidade de Coimbra (UC) e o objetivo da campanha é “atacar as causas do fenómeno recorrendo a uma abordagem de proximidade com a população jovem e à desconstrução de ideias motivadoras de discriminação em Portugal”,referiu Maria João Medeiros, estudante envolvida no projeto.

Uma as medidas a ser tomada é a criação de uma comunidade global online e offline, para promover “um espírito de consciencialização que facilite a desconstrução de estereótipos — a causa do discurso de ódio”, revelou o grupo de alunos do projeto. Para o efeito, pretendem-se introduzir, nas faixas etárias mais jovens, as ferramentas que podem ser utilizadas para lutar contra o extremismo, de uma forma interativa e dinâmica, bem como workshops em escolas e outras instituições do país.

Se quiseres participar na campanha, podes fazê-lo através do site oficial da iniciativa.

[Fonte: P3]
[Foto: Respeech Facebook]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*