Mastodon: uma rede social sem publicidade

0
51

Já conheces a Mastodon? É uma rede social inspirada no Twitter e “cheia de boas intenções”.

Criada por um jovem programador, Eugen Rochko, a Mastodon é um espaço online, onde as pessoas não se deparam com publicidade e não têm que se preocupar com a segurança dos seus dados, e por esse motivo está a ganhar cada vez mais utilizadores.

A plataforma foi criada para solucionar uma questão do Twitter que desagradava o programador: o facto de ter anúncios e organizar a cronologia de acordo com o comportamento do utilizador na rede social.

Rochko criou uma plataforma impossível de ser utilizada para servir os interesses comerciais, evitando assim o risco de haver uma única empresa a monopolizar a comunicação.

O Mastodon inspira-se no Twitter, mas funciona através de várias cópias da plataforma, que comunicam entre si: os vários sites atuam como única federação, de forma semelhante ao serviços de email: “os utilizadores estão dispersos através de várias comunidades independentes, mas continuam unidos na capacidade de interagirem uns com os outros. Pode-se enviar um email de uma conta no Gmail para o Outlook”, explicou o fundador.

O objetivo é que qualquer pessoa possa escolher um site gerido por alguém de confiança e que tenha regras com as quais concorda. De resto, o Mastodon funciona da mesma maneira que o Twitter.

A rede social tem conquistado cada vez mais fãs e, desde o lançamento (em outubro), já conquistou 40 mil seguidores.

[Fonte: P3]
[Foto: Pexels]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*