As redes sociais levam ao isolamento?

0
22

És daquele tipo de pessoa que já nem te imaginas sem Facebook ou Instagram? Passas os dias no teu smartphone a fazer scroll nas redes sociais? Então, tens motivos para ficares atento.

De acordo com um estudo americano liderado por Brian A. Primack, diretor do Centro Pitt’s de Investigação e Media, Tecnologia e Saúde, da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh, quanto mais tempo um jovem adulto está nas redes sociais, mais possibilidade tem de se sentir isolado.

A investigação concluiu que os participantes que usavam as redes sociais mais de duas horas por dia apresentavam o dobro da possibilidade de percecionarem isolamento social do que os jovens que as utilizavam menos de meia-hora por dia.

Os participantes que usavam plataformas sociais mais de 50 vezes por semana apresentavam três vezes mais possibilidades de terem a sensação de solidão do que quem visitava as plataformas menos de nove vezes semanais.

O estudo justifica este fenómeno pelo facto das redes sociais afastarem os jovens das experiências sociais reais, pelas próprias características das redes sociais, que dão a sensação de que o indivíduo se sente excluído por não ter sido convidado para o evento onde as pessoas estão, ou da exposição da vida dos colegas dar a sensação de que eles são mais felizes pelas coisas que fazem no dia a dia.

Tendo em conta estes resultados, os investigadores sugerem um maior acompanhamento por parte dos médicos que devem questionar os jovens acerca dos seus hábitos a nível de utilização das redes sociais.

[Fonte: Msn]
[Foto: Pexels]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*