Não te deixes apanhar pelo frio

0
657

Lábios gretados pelo cieiro, mãos ásperas e com frieiras, cotovelos doridos e até pontas do cabelo ainda mais estragadas pelo uso acrescido de secadores e ferros de alisar. Não te deixes apagar pelo frio e mantém os níveis de hidratação no máximo! 

Alerta vermelho para cara e mãos
Com a chegada do outono e do inverno, a nossa pele arrepia-se toda… E não é à toa, já que essa é a sua forma de fazer má cara às baixas temperaturas. Não sendo a roupa uma barreira suficiente capaz de impedir que a pele mude de textura e altere o seu brilho (ficando resseca e até escamada), os cuidados deverão ser redobrados nas partes do corpo mais expostas nesta estação friorenta, como sendo a cara e as mãos. A juntar a um bom hidratante para as mãos e outro para a face (de acordo com o teu tipo de pele), são muito bem-vindas peças de roupa como luvas, casacos com bolsos, gorros, golas altas e também capuzes.

Hora do banho, hora dos óleos!
Com a chegada do frio, as glândulas sebáceas reduzem a sua produtividade e, consequentemente, diminui a oleosidade natural da pele, deixando-a com um aspeto seco nada agradável. Experimenta a aplicação de óleos (amêndoa, semente de uva…) logo após o banho, momento em que a pele se encontra húmida, o que facilita a absorção da gordura.
Se a tua pele é do tipo oleosa, o melhor será utilizares hidratantes sem óleo, os chamados ‘oil-free’, cuja principal função é hidratar a pele, mas com componentes que combatem a oleosidade excessiva da pele…

Lábios bonitos abaixo de zero
O frio, o vento, a saliva e o álcool são os principais inimigos dos lábios, uma das partes mais sensuais e bonitas do corpo feminino. Com a chegada do frio, a pele dos lábios fica seca e torna-se muito menos elástica e difícil de moldar, acabando repuxada em sorrisos ou simples movimentos para comer ou falar.
Para evitar bocas secas, desidratadas, com fissuras dolorosas e atacadas por cieiro, batons, glosses e bálsamos (sobretudo os que contém ceras capazes de isolar os agentes que agridem a pele dos lábios e de restabelecer o conforto instantâneo) poderão ser os melhores aliados. Experimenta colocar um pouco de batom do cieiro antes de ires dormir, para fazer efeito durante a noite, e aproveita ainda para escolher hidratantes labiais com brilho, sabores e até cores que sejam do teu agrado.

Cabelo macio e saudável
Também a saúde do cabelo sofre com as oscilações na temperatura: além da queda mais acentuada dos fios de cabelo, a vinda do frio é sinónimo de menor produção de glândulas sebáceas, o que implica um cuidado redobrado na hidratação do couro cabeludo e do cabelo, desde a raiz até às pontas. Atenção ainda ao uso excessivo da escova, do secador e do ferro de alisar (sobretudo se tiveres cabelo pintado), pois com os cabelos mais secos, a tendência é eles quebrarem até pelo simples facto de usares um elástico para os prenderes.
A juntar ao recomendado uso de máscaras hidratantes adequadas ao teu tipo de cabelo, não abuses da temperatura da água durante o banho ou duche, já que água muito quente é capaz de descamar o couro cabeludo, causando irritações várias, cabelo baço e sem brilho e mesmo caspa.

[Foto: kaibara87 @ Flickr]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*