Ele dá-te os acordes de que precisas

Para todos aqueles que querem aprender a tocar aquela música especial e não sabem os acordes, José Pedro Magalhães, ex-aluno da Universidade do Minho (UMinho), criou o Chordify.

O software em linguagem Haskell criado por este antigo aluno de Engenharia de Sistemas e Informática da UMinho converte qualquer música (em Mp3 ou do YouTube, por exemplo) nos seus acordes de forma online, gratuita, automática e muito intuitiva, atraindo mais de 50 mil visitantes por dia.

“O serviço funciona para qualquer canção, por mais obscura que seja. E essa é uma grande vantagem, pois outros sites constroem bases de dados de acordes manualmente, tendo apenas os artistas famosos”, refere José Pedro Magalhães. O tratamento “muito correto” da transcrição é outra mais-valia, tornando o sistema ideal para compositores, músicos e não só. De momento, o tema mais popular é “Wherever you are”, dos australianos 5 Seconds of Summer.

O informático de 29 anos, natural de Vila Nova de Gaia, admite que não esperava “tamanha adesão” da comunidade mundial em tão pouco tempo. “Passámos de 500 visitas por dia para mais de 40 mil, ou seja, atingiu-se um milhão de visitas em menos de um ano de existência”, sorri.

[Foto: Universidade do Minho]

Artigos Relacionados:

Deixar uma resposta