Chá-chá-chá

0
770

No quentinho das mantas em dias de chuva, como pretexto para uma boa conversa entre amigos ou para ajudar a molhar o bolo acabado de sair do forno… A verdadeira dança de sentidos acontece sempre companhia duma saqueta de chá. Atreve-te agora a descobrir o aroma perfeito para cada ocasião.

Tomilho
Recomendando para gripes, constipações, dores de ouvidos e sinusite. Também ajuda a ficares de bom humor.

Urtiga
Melhora o sistema imunitário, é bom para problemas nos rins e usado também para reumatismo. Sabias ainda que se usares o chá de urtiga frio no couro cabeludo, este ajuda a retirar a caspa e a tornar o cabelo brilhante?

Sabugueiro
Conhecido por eliminar toxinas, este chá estimula a produção de suor, o que é muito útil para quem tem febre. Alguns estudos indicam mesmo que esta é uma das melhores plantas para combater a gripe.

Limão
Recomendado para quem sofre de fadiga e de dores de cabeça. Também melhora o sistema cardiovascular e protege contra o cancro da pele.

Tília
É indicado para pessoas hiperativas, visto ser um bom calmante. Serve ainda para aliviar enxaquecas e insónias.

Erva-príncipe
Utilizado em bochechos, é bom no tratamento e alívio das aftas e das gengivites. Como bebida, é um bom calmante, servindo ainda para combater a azia.

Folha de oliveira
Indicado para quem sofre de pressão alta, este chá controla os níveis de colesterol, relaxando as artérias. Também ajuda a dar sono e a combater alguns vírus, nomeadamente o do herpes.

Valeriana
É muito conhecido como calmante, sobretudo para pessoas propensas ao nervosismo e com dificuldades para adormecer. O curioso é que também ajuda a evitar e a aliviar cãibras.

Barbas de milho e pés de cereja
É o chá perfeito para o tratamento de problemas relacionados com a retenção de líquidos e ideal para dores de rins ou problemas urinários.

Romã
Era já usado na Grécia antiga como afrodisíaco e estudos recentes afirmam mesmo que chega a ser mais potente do que o Viagra! Com recurso à casca da romã, pode ainda resultar um excelente chá para combater infeções na garganta.

Cebola
Ótimo remédio para o catarro, a tosse, a rouquidão, as mucosidades, a asma e as inflamações de qualquer espécie na garganta. Também é conhecido por abrir o apetite e regularizar as funções do estômago.

Laranja
O chá da casca de laranja é indicado para dissolver cálculos renais, servindo ainda de poderoso alívio na prisão de ventre.

Camomila
Para além das suas propriedades calmantes, serve também para aclarar o cabelo. Para tal, experimenta envolver o cabelo no chá durante alguns minutos, passando depois o cabelo por água.

Alface
Recomendando a pessoas nervosas e que sofram de insónias.

Cidreira
Utilizado como indutor de sono, está indicado para situações de insónia, estados de ansiedade e palpitações. Também é excelente para o tratamento de problemas digestivos, tais como dores de estômago, cólicas e enjoos durante a gravidez.

[Foto: moonlightbulb @ Flickr]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*