Visão ‘Raio-X’ na estrada

0
553

Comunicar com outro condutor na estrada sempre foi possível através das luzes de travagem, dos piscas ou da ocasional buzinadela… Mas agora é possível ver ‘através’ do veículo da frente! Não acreditas?

A inovação vem da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), que conseguiu utilizar a tecnologia ao seu dispor para criar o See-Through, um sistema inovador que permite ver a estrada à frente de um camião ou autocarro que siga à nossa frente. O objetivo dos investigadores era otimizar a comunicação entre veículos e, consequentemente, promover uma maior segurança rodoviária e informações sobre condições de tráfego.

O projeto está a ser desenvolvido por uma equipa de investigadores da FCUP, coordenada por Michel Ferreira, docente do Departamento de Ciência de Computadores. “Imagine que estou atrás de um grande camião que não me permite ver através dele, tornando difícil e desconfortável a avaliação, por exemplo, de uma ultrapassagem, mas esse camião tem uma câmara de para-brisas orientada para a frente. Eu consigo, através do sistema de comunicação entre veículos que desenvolvemos, ir buscar a imagem dessa câmara no para-brisas do camião e transmitir essa visão ao condutor que vem atrás”, explica Michel Ferreira. O resultado é, segundo o investigador, uma tecnologia inovadora que mostra que “é possível fazer a transmissão vídeo entre veículos com um atraso quase insignificante (200 milissegundos), que não afeta em termos de segurança a manobra de ultrapassagem”.

[Foto: Johnny Ainsworth @flickr ]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*