Em busca da eterna juventude

0
2519

Já lá vão ninguém sabe quantos anos e ainda não há resultados que consigam os milagres anunciados nos anúncios de TV, nos filmes, na mitologia e nas lendas e peripécias que a História deixou.

700 a.C.
Numa altura em que a Mitologia Grega atingia o seu auge, é bem conhecida a figura de Narciso, um jovem de extrema beleza que atraía e despertava cobiça nas ninfas e donzelas, mas preferia viver só, pois achava que no mundo não havia ninguém tão belo como ele e merecedor do seu amor. Certo dia, junto a uma fonte de fonte de águas cristalinas, ao se inclinar para beber água, Narciso viu sua própria imagem refletida e apixonou-se por essa visão. Fascinado, tentou alcançar aquela imagem dentro da água mas inutilmente… Diz-se que ao morrer, nasceram flores que hoje levam o seu mesmo nome: narcisos.

Caravaggio
“Narciso” (1594-1596), por Caravaggio.

103 d.C
Nesta data morria João Evangelista, responsável por esta citação da Bílbia: “Aquele que come minha carne e bebe meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia” (João, 6:54). A passagem alude ao sacramento da Eucaristia (em que pão e vinho simbolizam o corpo e sangue do Senhor) e às boas ações necessárias para se ser merecedor desse sacramento. Como recompensa, após a vida terrena, Deus tem para todos os seus bons filhos o prémio da ressurreição e um lugar no Céu e uma alma imortal.

JesusCristo
Na Eucaristia, pão e vinho simbolizam o corpo e sangue do Senhor.

1460
De Juan Ponce de León (1460-1521) diz-se que partiu com Colombo na nau que descobriu as Américas. Sabe-se ainda que foi este conquistador espanhol que deu nome ao território hoje conhecido como Flórida. O sucesso deu-se por acaso, durante uma expedição por ele encabeçada que tinha como missão a busca da Fonte da Juventude, que ficaria ao norte de Cuba, numa ilha chamada Bimini… Coisa que nunca encontrou, porque morreu com uma flecha envenenada, durante um ataque tribal.

Poncedeleon
Foi este conquistador espanhol que deu nome ao território hoje conhecido como Flórida.

1639
Neste ano, Peter Paul Rubens pintava “As Três Graças”, evidenciando bem o padrão de beleza feminina da época: quantas mais gorduras e banhas, melhor.

TresGracas
No tempo de Rubens não se usavam muitas balanças…

1812-1822
Durante este período terá sido publicado “Branca de Neve”, um conto de fadas originário da tradição oral alemã, que foi compilado pelos Irmãos Grimm e dá conta de uma madrasta paranoica com a beleza e com o seu espelho mágico falante… Tão paranoica que, vendo-se envelhecer ao lado da enteada de pele branca, cabelos negros e faces rosadas, mandou um caçador tirar-lhe o coração, para continuar a ser a única mulher bonita.

BrancaNeve
Espelho meu, espelho meu… Há alguém mais maldosa do que a madrasta da Branca de Neve?

1890
Em 1890, Oscar Wilde escreveu “O retrato de Dorian Gray”, uma novela de terror gótico que dá conta da obsessão do aristrocata Dorian Gray pela eterna juventude. Depois de ver a sua imagem pintada pelo artista Basil Hallward, impressionado com a sua própria beleza e receoso de que o tempo passe e ela se desvaneça, Dorian Gray faz um pacto com o Diabo, obtendo o que desejava: que a sua imagem permaneça para sempre intacta como a do quadro…

DorianGray

1922
Era lançado o “Estranho caso de Benjamin Button”, livro de F. Scott Fitzgerald que deu origem a um filme homónimo estrelado por Brad Pitt e Cate Blanchett, em 2008. A obra relata a história de um relojoeiro cego que, desolado com a morte do filho na Primeira Guerra Mundial, constrói um relógio cujos ponteiros caminham no sentido contrário… Surgindo depois o insólito percurso de vida de Benjamin, que nasce velho e, conforme os anos vão passando, começa a rejuvenescer até simplesmente não existir mais.

BenjaminButton
Se nascer significasse começarmos por ser velhos, as nossas prioridades seriam outras…

1966
Um mito urbano espalhou pelo mundo inteiro que Walt Disney teria aderido à criogenia humana, mas a verdade é que o senhor foi cremado em 1966, logo após a sua morte. A confusão ocorreu devido à primeira experiência criogénica humana, que ocorreu efeticamente um mês após a morte de Disney, quando o cadáver do norte-americano James Bedford foi congelado com esperanças de ser ressuscitado um dia, quando as tecnologias evoluírem.
Para já, esta técnica para manter cadáveres congelados anos a fio só funciona com embriões: 60% dos óvulos fecundados podem ficar no ‘frigorífico’ com boas hipóteses de sobreviver a um descongelamento, dando origem a um bebé.

criogenia-ciencia-da-congelacao
Afinal, Walt Disney não vai ressuscitar…

1984
Começava a saga das plásticas do cantor Michael Jackson. Segundo a revista Rolling Stone, Jackson operou-se ao nariz depois de um grave acidente enquanto filmava um anúncio publicitário para a Pepsi, tendo sofrido também sérias queimaduras no rosto e no couro cabeludo, o que o teria igualmente obrigado a se submeter a uma cirurgia facial à laser. Com o passar dos anos, as plásticas viraram uma obsessão.

MichaelJackson
O antes e o depois das plásticas.

1987
As salas de cinema enchiam-se de gente para ver “RoboCop”, o filme que conta a saga de Alex Murphy, um polícia das ruas de Detroit que, após uma perseguição, foi brutalmente trucidado e atingido com uma bala no crânio. Contudo, mesmo dado oficialmente como morto, a existência de Alex é perpetuada no corpo dum moderno e poderoso cyborg de combate ao crime, batizado de RoboCop… Cujas lembranças humanas serão um verdadeiro tormento.

1997
Dizem que Adão teria morrido aos 930 anos. Desde então, a pessoa que, comprovadamente, viveu mais tempo foi a francesa Jeanne-Louise Calment, morta em 1997, aos 122 anos. Esta mulher praticou desporto até os 85 anos, passeou de bicicleta até os 100 anos e conseguiu andar até aos 115 anos.

JeanneCalment
Jeanne-Louise Calment morreu aos 122 anos.

2000
A cantora e escritora americana Cindy Jackson (nascida em 1956) aparece no Livro dos Records, desde o ano 2000, por ser a mulher com maior número de cirurgias plásticas do mundo, nomeadamente 52 (no entanto, sabemos que o número pode ter subido entretanto….). A sua obsessão chegou ao cúmulo de querer ter uma cara igual à de Brigitte Bardot.

Cindy

2000
Também neste ano o médico Harrison Graham Pope Jr., professor de Psicologia em Harvard, escrevia “The Adonis complex: The secret crisis of male body obsession”, chamando ao excesso de exercício físico e à obsessão pela aparência e insatisfação permanente Vigorexia ou Síndrome de Adónis – em referência à figura mitológica de Adónis, um jovem tão atraente que a Deusa da Beleza, Afrodite, se apaixonou por ele à primeira vista.

Adonis

2013
Todas as concorrentes do concurso Miss Coreia do Sul 2013 aparentaram ser idênticas, devido à minilitude exagerada dos seus traços faciais. A tendência não se alastra apenas por terras de Oriente, sendo que a ‘mania’ das cirurgias plásticas, que tendem a imitar um mesmo padrão de beleza, poderão estar na origem de novas espécies de clones humanos distribuídos por todo o mundo.

semelhanca-de-candidatas-do-miss-coreia-do-sul-2013-levante-polemica-sobre-a-transformacao-das-cirurgias-plasticas-em-cliche-1366941228258_615x300
Descobre as diferenças…

[Foto: Sites oficiais]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*