Viva o Santo António! Viva o São João!

0
1502

Esperamos que tenhas regado o teu manjerico nos últimos meses e guardado o teu martelinho do São João do ano passado (procura bem no baú, porque deve andar por lá….

Junto aos gorros do Natal de 2008 ou ao cachecol do teu clube desportivo), porque elas aí estão: as festas populares que abanam a cidade à noite, como se fosse de dia. Ficam aqui algumas palavras-chave para que aproveites ao máximo estas datas onde a folia impera.

Alho-Porro
Vampiros fora da festarola
Tudo poderia bater certo para os vampiros (as festas passam-se de noite e tudo…), mas eis que o alho-porro aparece em cena, como fazendo parte duma das mais tradicionais atividades São Joaninas: bater com alho porro nas pessoas, com aquela agressividade carinhosa que carateriza as gentes nortenhas e que ninguém deve levar a mal.

Sardinhas
A pingar no pão é que é bom
Tens bifanas, cachorros, pizzas e pães com chouriço – mas nada que se compare às maravilhosas sardinhas. Aproveita o que a nossa fabulosa costa portuguesa nos dá e aumenta os teus níveis de Ómega 3 com uma bela sardinhada capaz de baixar os níveis de colesterol dum batalhão de hipertensos. Recomenda-se o acompanhamento dum bom naco de pão caseiro, assim em jeito de agradar à tradição.

Martelinho
Só porque sim, toma lá
Não tem nada que enganar: com aspeto de fole, em plástico e ruidoso como um apito, o martelinho de São João não se dispensa por terras do Porto. Por um ou dois euros fazes a festa, podendo escolher as cores e os tamanhos do ‘brinquedo’. Quanto às marteladas, presta atenção à direção com que atiras, para evitar feridos graves.

Manjerico
Aqui não se mete o nariz!
Vendido tanto em barraquinhas alfacinhas como tripeiras, o manjerico que se preze vem sempre acompanhado duma bela quadra popular com rima curiosa, brejeira ou jocosa. Como além de aromática esta planta pode ser aproveitada para efeitos culinários, a utilidade do manjerico ultrapassa os dias 13 e 24 de junho – podes então aproveitar para temperar uma bela carne para fazeres uma churrascada com os teus amigos.

Binóculos
É para veres melhor…
Seja os balões de ar do São João ou as marchas populares antoninas, o que é certo é que um par de binóculos pode vir a dar muito jeito mesmo na hora de saíres à rua. Tentar evitar ficar atrás de nativos da Suécia e árvores. Levar um banquinho debaixo do braço também pode resultar lindamente na tua missão “conseguir ver alguma coisa do que se está a passar, já que meço pouco mais que metro e meio”.

[Foto: ceportugues.wordpress.com]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*