Crime, disseram elas

0
487

Qual é o lugar da mulher no crime: vítima ou transgressora? A Universidade do Minho (UMinho) vai discutir o tema já amanhã, dia 30, às 9:30h, no âmbito das II Jornadas do Mestrado em Crime, Diferença e Desigualdade da UMinho.

A iniciativa visa debater cenários de violência de género (desde a prostituição à violência familiar, passando pela exclusão social), bem como explorar os problemas e vivências de mulheres a cumprir pena de prisão em Portugal, Espanha e Inglaterra. 

A sessão de abertura, que tem lugar no auditório do Instituto de Educação, no Campus de Gualtar (Braga), junta, por exemplo, Manuel Carlos Silva, Diretor do Departamento de Sociologia e do Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS) da UMinho (organizador do evento) e José Machado, Diretor do Departamento de Sociologia.
Segue-se a palestra “Violência de Género”, moderada por Vera Duarte, doutorada da UMinho e professora do Instituto Superior da Maia (ISMAI). Nesta sessão, serão abordados os temas “Violência doméstica e parricídio: quando os filhos matam” e “Prostituição, vitimação e transgressão”, por Isabel Dias e Alexandra Oliveira, ambas da Universidade do Porto (UPorto), bem como “Violência na intimidade em Portugal: Um retrato atualizado”, apresentado pela investigadora Marlene Matos, da Escola de Psicologia da UMinho.

O programa da tarde vai estar dedicado à temática “Mulheres nas prisões”. A sessão reúne, às 14:30h, as especialistas Marta Ruíz, da Universidade de Huelva (Espanha); Abigail Rowe, da The Open University (Reino Unido); e Paula Leão, do estabelecimento prisional de Santa Cruz do Bispo (Matosinhos). Para além da apresentação de posters por estudantes e de vários momentos de debate, estas jornadas integram a projeção de dois documentários cinematográficos sobre as visitas íntimas de prisioneiras: “3 horas para Amar” e “Dia de Visita”, de Patrícia Nogueira e Luís Vieira de Campos, respetivamente.

[Foto: Univeridade do Minho]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*