Que futuro para o jovem médico?

0
840

É isto que vai estar em discussão no Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), na próxima quarta-feira, 22 de maio, a partir das 14:30h.

A conferência é promovida pela FMUP e pela Associação dos Jovens Médicos (AJOMED) e pretende discutir o futuro dos médicos portugueses recém-licenciados, numa altura em que há cada vez mais jovens a emigrar.

No total, o tempo de formação de um médico pode chegar aos 13 anos (seis de curso, um de Internato Comum, num hospital, e um período que varia entre os quatro e os seis anos no Internato de Especialidade). O problema é que existe uma falta de vagas no acesso ao Internato Médico (associada ao excesso de recém-formados). E a juntar a isto está a atual crise económica, que levou o Estado a congelar as contratações.

“A situação resulta da falta de articulação que existe entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação e Ciência. Há um desajuste significativo entre a oferta e a procura. Os argumentos das Faculdades de Medicina nacionais, que têm sido obrigadas a abrir vagas para mais alunos do que aqueles que conseguem suportar, não têm sido suficientes para travar a situação”, esclarece Tiago Taveira-Gomes, vice-presidente da AJOMED. No mesmo sentido, António Marques Pinto, presidente da Associação, refere que “estes jovens, que ingressaram num dos cursos mais exigentes do país e obtiveram qualificações de elevada qualidade, poderão ficar sem emprego e sem alternativas, porque não poderão exercer a sua profissão sem realizar o Internato”.

A iniciativa vai contar com a presença de José Agostinho Marques, Diretor da FMUP; Álvaro Almeida, ex-Presidente da Entidade Reguladora da Saúde; Roberto Pinto, Coordenador do Conselho Nacional do Médico Interno; Luís Portela, Presidente do Grupo BIAL e do Health Cluster Portugal; Miguel Guimarães, Presidente da Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos; e Manuel Pizarro, ex-Secretário de Estado da Saúde e atual deputado à Assembleia da República.

[Foto: facebook.com/paginaFMUP]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*