Até o sol os abençoou!

0
1788

Foi um final de semana em que a chuva teimou em não ir embora, mas em manhã de Benção de Finalistas o sol não faltou à chamada. Centenas de jovens de pasta erguida foram o centro de todas as atenções deste sábado, dia 18, na Praça do Comércio, em Lisboa.

As cores das fitas contrastavam com o aglomerado de capas negras e as lágrimas de muitas mães e muitos pais confundiam-se com as pingas que São Pedro deixou escapar. Aos gritos dos finalistas das muitas universidades da capital juntaram-se os fervorosos aplausos de familiares, amigos e colegas que não quiseram perder a oportunidade de festejar com eles esta vitória.

Em dia de cerimónia solene, coube, mais uma vez, ao Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, tomar a palavra e dar a sua benção aos finalistas. E, pelo que foi transmitido, esta é a última vez que o sacerdote o faz, já que no próximo ano outro rosto assume o controlo do Patriarcado.

A “paixão” da família babada

bencao1
A família Rodrigues não conseguia esconder a alegria.

Carlos Rodrigues é católico e, por isso, esta benção do Cardeal teve um significado especial. O jovem que termina agora a Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial no ISCTE – IUL diz que estar presente nesta festa “significa o alcançar de uma etapa e entrada noutra etapa da minha vida”. E é com “alegria” que partilha este momento com aqueles que, confessa, serem os que mais ama.

O pai não podia estar mais “orgulhoso” e é com enorme “paixão” que vê o filho conquistar este objetivo. “Só espero que o país aproveite as potencialidades do meu filho para que ele não tenha que fazer como muitos e emigrar”, remata, em forma de desejo, José Rodrigues.

Um percurso de mãos dadas

bencao112
Jéssica, Solange, Joana, Ana Catarina e Rita celebram o fim de um percurso que fizeram de ‘mãos dadas’.

Jéssica Amaro, Solange Pacheco, Joana Veiga, Ana Catarina Afonso e Rita Paulo celebraram, neste dia, o final de um percurso de três anos na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT). Daqui a menos de um mês, as jovens estarão licenciadas em Ciências da Comunicação e da Cultura.

Para Solange, este “foi um dos muitos dos bons momentos entre amigos que vou levar comigo quando sair da Faculdade”. “Fiz amigos para a vida, crescemos juntos e poder partilhar certos momentos com eles é das melhores coisas que retiro da minha experiência académica”, confessa-nos.

A jovem finalista acrescenta que ter a família presente nesta cerimónia especial “significou tudo”“Senti que se orgulharam de tudo o que alcancei”, diz-nos emocionada. Para a jovem finalista reuniram-se todos os ingredientes para que este fosse um marco para a vida: “neste dia tive ao meu lado todas as pessoas de que mais gosto e que sempre me apoiaram nas escolhas que fiz”.

[Fotos: Pedro Amaro]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*