Uma cadeira de rodas inteligente

0
844

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) está a desenvolver o “IntellWheels: uma Cadeira de Rodas Inteligente com Interface Multimodal” e que se assemelha bastante àquela que é utilizada pelo cientista inglês Stephen Hawking.

O projeto é da autoria de Luís Paulo Reis, do Departamento de Sistemas de Informação da EEUM, e consiste no desenvolvimento de uma cadeira de rodas que é comandada através de movimentos feitos pela cabeça, voz, expressões faciais e até pensamentos. O mecanismo é tão inteligente que consegue desviar-se dos obstáculos, planear tarefas e comunicar com outros dispositivos.

“A ideia foi sobretudo a de criar uma cadeira de rodas inteligente, de baixo custo e impacto ergonómico, que pudesse ser comandada por um interface multimodal flexível. Os utilizadores vão poder escolher entre vários modos de comando e até combiná-los. Entre as opções já disponíveis existem os comandos de voz, movimentos de cabeça ou o ‘brain computer interface’, que vai permitir dirigir a cadeira através dos pensamentos”, explica Luís Paulo Reis.

O projeto já recebeu cinco distinções sendo que a última foi na 13ª edição do “International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions“. O trabalho foi premiado, na categoria de Best Paper, graças ao artigo “Manual, Automatic and Shared Methods for Controlling an Intelligent Wheelchair: Adaptation to Cerebral Palsy Users”, produzido por Brígida Mónica Faria, Luís Paulo Reis e Nuno Lau.

O “IntellWheels” conta com o apoio da Universidade do Minho (U.Minho), da Universidade do Porto (U.Porto), da Universidade de Aveiro (UA), do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (LIACC), do Centro Algoritmi da U.Minho, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC TEC), do Instituto de Engenharia Eletrónica e Telemática de Aveiro (IEETA), da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP) e da Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC).

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=1C6D-CU8v7o]

[Foto: Universidade do Minho]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*