O segredo do sucesso

0
1121

Queres terminar o curso na boa e, melhor, com sucesso? Reserva já um espaço na tua mesa de cabeceira porque há um manual que promete dar-te todas as dicas.

E não entres em drama, há tempo para tudo. Só tens que fazer a gestão do estudo e do lazer de forma organizada. Graça Seco é uma das autoras de “Como ter sucesso no Ensino Superior” e é mais do que experiente nestas coisas de encaminhar jovens como tu. A pensar em ti, fomos falar com ela e desvendamos-te alguns segredos para o teu sucesso. Mas só alguns… Todos os outros estão nas páginas do livro.

Não podemos falar no livro sem falar no Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL). Este livro é uma extensão do trabalho que têm vindo a realizar neste serviço?

De facto, foi a reflexão, intervenção, experiência e investigação desenvolvida no âmbito do SAPE do IPL, que nos serviu de base para a elaboração deste manual.
Tanto na consulta psicológica como nas formações dinamizadas, começámos a sentir a necessidade de sistematizar um conjunto de dicas e de estratégias organizadoras do estudo e do tempo a disponibilizar aos estudantes do IPL.

Que ajuda é que os estudantes do Ensino Superior podem encontrar neste livro?

Admitindo que estudar não é uma tarefa fácil, implicando esforço, disciplina, motivação e uma boa gestão do tempo, pretendemos com este livro sistematizar e operacionalizar algumas propostas e sugestões práticas que contribuam para o desenvolvimento e utilização de estratégias de estudo mais adequadas e eficazes.

A transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior nem sempre é fácil para estes jovens…

Para a generalidade dos estudantes, a entrada no Ensino Superior constitui uma experiência tão desafiante quanto difícil, marcada por diversas transformações, vivências e reptos. Com esta transição o jovem estudante é confrontado com uma série de mudanças, como sejam a saída de casa dos pais, a alteração das rotinas, as responsabilidades decorrentes da gestão de uma mesada, do aluguer de casa/quarto, respetiva limpeza e manutenção, da alimentação, etc. A nível académico é-lhe exigida uma maior autonomia, envolvimento e disciplina, bem como um estudo mais independente e regular.

Sem revelar todos os segredos (para isso têm que ler este manual), em que se baseia um método de estudo eficaz?

Os métodos de estudo mais eficazes dependem fundamentalmente da sua adequação ao próprio estudante, à tarefa e ao contexto, implicando o processo de autoconhecimento, a definição de objetivos e uma boa gestão do tempo. Por exemplo, estudar à última da hora pode ter funcionado no Secundário, mas no Superior talvez não resulte.

A gestão de tempo é muito importante na vida de um universitário. Como é que se ajuda um jovem a gerir o seu tempo, as tarefas e a definir prioridades?

O problema de gerir o tempo não decorre apenas do facto de se ter muitas coisas para fazer ao mesmo tempo; é principalmente uma questão de se gerir o tempo a nosso favor para se fazer o que tem de ser feito de importante na altura em que estamos mais produtivos. Assim, o tempo de estudo deve ser organizado em função das prioridades e obrigações, de forma que o estudante possa sentir um equilíbrio entre as responsabilidades académicas e a dedicação à vida pessoal e social.

O livro dedica um capítulo à fase das avaliações. Do contacto que tem com os alunos, sente que esta é para eles uma fase de grande pressão?

Sim, de facto, para a maioria dos estudantes do Ensino Superior, a fase das avaliações é bastante exigente e geradora de tensão, até porque agora o ‘estudo de véspera’ e/ou as diretas não resultam muito bem. Mas se o estudante definir objetivos realistas, estabelecer prioridades, participar nas aulas e recorrer às aulas de apoio e/ou orientações tutoriais, organizar regularmente o material de estudo, souber adequar as estratégias de estudo, souber lidar com os distratores e com a ansiedade, cuidar dos seus ritmos biológicos e alimentação, então saberá gerir adequadamente a pressão inerente a qualquer momento de avaliação.

Uma equipa a pensar em ti
O SAPE do IPL desenvolve as suas atividades em cinco escolas em Leiria, Caldas da Rainha e Peniche, desenvolvendo intervenção sobretudo em três valências: apoio psicológico, orientação vocacional e apoio psicopedagógico. O serviço promove, ainda, formações na área das competências transversais, entre as quais, em Gestão do Estudo e do Tempo.

“Como ter sucesso no Ensino Superior – Guia prático do estudante”
Graça Seco, Luís Filipe, Sandra Alves, Ana Pereira e Ana Duarte
Edição: 2012
Páginas: 168
Editor: PACTOR (Grupo Lidel)
PVP: 13, 30 euros

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*