Um enfermeiro essencial na tua vida

0
837

O Enfermeiro de Família é quem mais tempo passa na vida das pessoas. Como tal, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) vai abordar as “perspetivas atuais e desafios futuros” deste profissional de Saúde.

Na próxima quarta-feira (dia 15 de maio), a partir das 14:45h, a Unidade Científica-Pedagógica de Enfermagem de Saúde Pública, Familiar e Comunitária da ESEnfC vai apresentar as perspetivas, discutir os desafios e partilhar experiências associadas ao Enfermeiro de Família.

O evento vai incluir o painel “(Re)Pensar os desafios que se colocam ao Enfermeiro de Família” (15h) que vai contar com a presença de José Pardal, do Grupo de Missão para os Cuidados de Saúde Primários, Helena Loureiro, docente da ESEnfC, António Oliveira, especialista em Enfermagem de Saúde Pública, Manuel Brás, do Grupo de Trabalho de Definição de Metodologia de Ação do Enfermeiro de Família, e Luís Ferreira, do Centro de Saúde de Ponta Delgada.

Já a partir das 17:30h, vai ter lugar a conferência “Família e Sociedade em Portugal na época contemporânea”, moderada pelo Professor Rui Cascão, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Para te inscreveres no evento, comemorativo do Dia Internacional da Família, deves registar-te no site da ESEnfC.

Fica a saber que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, o Enfermeiro de Família é “corresponsável pela manutenção do estado de saúde das famílias, desde a conceção até à morte e nos acontecimentos de vida críticos, envolvendo a promoção e proteção da saúde, a prevenção da doença, a reabilitação e a prestação de cuidados aos indivíduos doentes ou em estádios terminais de vida”.

[Foto: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*