Vem dar à língua!

0
633

Em 1980, José Cid cantava “Amore, Amour, Meine Liebe, Love Of My Life” no Festival da Canção. Agora, também o teu “Grande amor” pelas línguas pode crescer ainda mais na 1ª Edição da Feira de Línguas no Estrangeiro e Multiculturalismo, que acontece já nos próximos dias 10, 11 e 12 de maio, no Centro de Reuniões da FIL, em Lisboa.

Depois de ter feito furor em países como Espanha, Itália e Bélgica, o evento chega agora a Portugal, com entrada livre a todos os interessados, contando com o apoio institucional da Câmara Municipal de Lisboa e tendo as revistas Mais Superior e Mais Educativa como media partners. Estudantes e profissionais estão todos convidados a conhecer ao pormenor mais de 40 destinos internacionais, programas de verão para jovens, ofertas de estágio e trabalho no estrangeiro, podendo ainda analisar as diversas opções disponíveis para aprender ou aperfeiçoar um idioma no estrangeiro, com vista ao seu desenvolvimento profissional e pessoal.
No decorrer dos três dias, será possível a assistir gratuitamente a workshops e seminários sobre temas como “Oportunidades de estágio no estrangeiro”, “Como elaborar um currículo internacional” ou “Como adquirir uma visão do mundo de hoje”, entre outros. Para os jovens estudantes está ainda reservada uma agradável surpresa: descobrir novas formas de passar as férias de verão, de modo a melhorar os conhecimentos linguísticos e a descobrir outros destinos, fazendo amigos por todo o mundo.

FeiraLinguas-624x439

Portugal does not speak english…
Sabias que Portugal regista um dos piores índices no domínio da língua inglesa, ocupando um 15º lugar entre os 18 países da Europa que integram o EF English Proficiency Index (EPI)? Tendo em conta que Portugal apresenta atualmente uma taxa de desemprego de 17,5% (representando a terceira pior taxa de desemprego dos países da OCDE, apenas superada por Espanha e Grécia) e que 69% dos estudantes portugueses no Ensino Superior têm intenções de emigrar, após terminado o seu ciclo de estudos, segundo o inquérito “Mobilidade Profissional e à Internacionalização do Emprego Jovem” (realizado por associações académicas de várias universidades nacionais em 2012), talvez esteja na hora de termos o Inglês como um dos nossos melhores amigos… Já que dominar a língua inglesa (e posteriormente outras) é sinónimo de sucesso e evolução pessoal e profissional.
Já agora, fica a saber que o ranking EF EPI é liderado pelos países do norte da Europa, onde a Suécia, a Dinamarca, a Holanda e a Finlândia ocupam as quatro primeiras posições. Não é por acaso que estes países são considerados verdadeiros modelos sociais e económicos. A propósito, Charlotte Lowe, Country Manager da Education First (EF) e responsável pela organização desta 1ª Edição da Feira de Línguas no Estrangeiro e Multiculturalismo, salienta que “num momento em que, mais que nunca, a capacidade de comunicar em Inglês e noutras línguas é um requisito essencial numa economia globalizada, é fundamental uma preparação linguística estratégica para poder competir em igualdade de condições num mercado global.”

[Foto: feiradelinguas.com]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*