O mestre da Condução Autónoma

0
689

O robô “ESTCAR”, da Escola Superior de Tecnologia (EST) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), foi o grande vencedor do Festival Nacional de Robótica (FNR), na prova de Condução Autónoma – ‘Rookie’.

Para além da vitória do engenho, que integra o projeto final de dois alunos do Curso de Especialização Tecnológica (CET) de Automação e Manutenção Industrial, a EST do IPCB também alcançou o pódio (terceiro lugar) na prova de Condução Autónoma – ‘Challenge’, com o robô KIKA.

Relembro que as provas de Condução Autónoma pretendiam recriar a condução de automóvel em cenário real. Para tal, o robô devia ser móvel e autónomo e percorrer uma pista composta por uma estrada com duas vias, uma passadeira, dois semáforos, um túnel, uma zona de obras, um obstáculo e uma área de estacionamento com dois lugares, estando um deles ocupado.

As duas equipas do IPCB eram formadas pelos Professores Paulo Gonçalves e Pedro Torres, do CET de Automação e Manutenção Industrial, pelo Técnico Superior José Sequeira e pelos alunos João Pinto, Tiago Martins, Ruben António e Júlio Dinis.

A instituição ainda aproveitou a FNR para apresentar no dia de abertura (24 de abril), a investigação “On the development and simulation of a Robotic Ultrasound Guided System for Orthopedic Surgical Procedures”, do docente Paulo Gonçalves. O trabalho está inserido nos projetos “HIPROB” e “ECHORD”, desenvolvidos no Laboratório de Robótica e Equipamentos Inteligentes do IPCB.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=H3MvfYKNjjs]

[Foto: Instituto Politécnico de Castelo Branco]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*