Novas Tecnologias que ensinam a cantar

0
623

Agora também podes ser um cantor profissional. Graças a Filipa Lã, docente no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (UA), agora podes cantar no tom certo, adquirir técnicas vocais saudáveis e controlar a tua voz.

Através de um software, os estudantes da UA podem ver, em pormenor, as caraterísticas de afinação e timbre e os sons que emitem numa dada tarefa vocal. O objetivo é perceber se estão a interpretar o canto lírico no tom que lhes é pedido. “Quando muitas vezes vejo que o aluno não consegue compreender aquilo que lhe estou a transmitir verbalmente, mostro-lhe no computador o espetro da sua voz, comparando-o com o que deveria fazer se fizesse uso de uma estratégia mais eficiente”, explica Filipa Lã.

A docente também utiliza a Electrolaringografia, uma técnica que consiste na colocação de dois elétrodos externamente à laringe. Desta forma, há um acompanhamento do padrão de vibração das pregas vocais, o que permite evitar doenças como a rouquidão. “Isto é o que qualquer pedagogo pretende numa fase inicial de formação: fazer com que o seu aluno possa adquirir uma técnica vocal eficiente e facilitadora de comportamentos musicais comunicativos que dão forma e individualidade ao artista”, realça.

Mas as inovações não ficam por aqui. Filipa Lã recorre ainda a uma medição da pressão subglótica, a qual permite otimizar e controlar a voz dos estudantes. Todas estas novas tecnologias “permitem perceber melhor a voz, como funciona, o que tem de fazer para atingir determinado objetivo e assim contribuir para a otimização da performance vocal”.

Os seis anos que a Professora passou em Inglaterra foram importantes para a inclusão destas inovações. Filipa Lã é Mestre em Performance – Canto na Guildhall School of Music and Drama (GSMD) e Doutorada em Canto na Universidade de Sheffield.

[Foto: Universidade de Aveiro]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*