As práticas de consumo mudaram…

0
554

E a culpa é da crise. É precisamente isso que a Associação Portuguesa de Sociologia (APS) vai debater no I Encontro Internacional da Secção Sociologia do Consumo, a 6 e 7 de junho, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

O evento começa com a conferência “Estilos de vida, reflexividad y consumo productivo: elementos para una sociología de los proyectos de consumo” (10:15h), do Professor Pablo García Ruiz, da Universidade de Saragoça. Segue-se uma mesa redonda sobre “Comércio Justo”, inserida no Ciclo de Conferências Consumo Responsável, e duas sessões temáticas. A primeira sobre “Novas abordagens teórico-metodológicas às práticas de consumo”, entre as 14:30h e as 16:15h, e a segunda que aborda o “Consumo, sustentabilidade e novos movimentos sociais”, entre as 16:45h e as 18:45h.

Para o segundo dia está reservada uma sessão matinal sobre “Reconfigurações das práticas de consumo em tempos de crise”, entre as 9:30h e as 11:15h e o lançamento do livro “Entre estruturas e Agentes: Padrões e práticas de consumo em Portugal Continental”, que resulta da Dissertação para o grau de Doutor em Sociologia, apresentada por Isabel Silva Cruz, da FLUP. O encontro termina com uma mesa redonda sobre o “papel do Estado, das empresas e das associações” no Consumo Sustentável.

O objetivo do evento é potenciar a discussão em redor das diversas conceções teóricas e metodológicas que são desenvolvidas nos estudos nacionais e internacionais sobre a Sociologia do Consumo. Como tal, vão ser apresentadas vários resumos elaborados sobre esta temática. As inscrições podem ser feitas aqui.

[Foto: Instituto de Sociologia da Universidade do Porto]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*