Já utilizaste as novas notas de 5 euros?

0
791

Desde quinta-feira, dia 2 de maio, que está em circulação a nova série das notas de 5 euros. Comparando com as outras, as novas apresentam avanços na tecnologia de produção, têm um reforço dos elementos de segurança e são mais fáceis de identificar.

De acordo com o Banco Central Europeu (BCE), “a marca de água e o holograma exibem um retrato de Europa, a figura mitológica grega que dá nome à segunda série de notas de euro”. Já a novidade prende-se com o número esmeralda que muda de cor: passa “de verde-esmeralda para azul-escuro, dependendo do ângulo de observação”, e “apresenta um efeito luminoso de movimento ascendente e descendente”.

“Além disso, nas margens esquerda e direita da nota, encontram-se pequenas linhas impressas em relevo, destinadas a facilitar a identificação das notas, especialmente por cegos e amblíopes”. Estes elementos figuram na parte da frente da nota.

Para a adquirires basta ires a qualquer balcão bancário ou caixa automática de Multibanco. Mas será que isso significa que as velhas notas estão inutilizadas desde 2 de maio? Nada disso. As antigas notas de 5 euros vão circular em conjunto, com as novas, e vão continuar a ter valor legal por um período, por enquanto, ilimitado.

As restantes notas vão ser lançadas nos próximos anos e por uma ordem crescente: 10, 20, 50, 100, 200 e 500 euros.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=WpDTFhlabXg]

[Foto: YouTube.com]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*