Uma viagem que dava um filme

0
421

Maio é mês de se falar de cinema e a prova é que está aí a 7ª edição do PANORAMA – Mostra do Documentário Português.

O evento leva mais uma vez a discussão sobre o presente, o passado e o futuro do cinema português ao Cinema São Jorge, à Cinemateca Portuguesa e ao Teatro do Bairro, em Lisboa, a partir de amanhã e até dia 11 de maio.

Os melhores documentários feitos em Portugal têm paragem obrigatória nesta mostra levada a cabo pela a Apordoc – Associação pelo Documentário e pelo Arquivo Municipal de Lisboa – Videoteca, que o que quer é exatamente isso, ser o ponto de encontro entre quem os faz e quem os vê.

Pegando num conjunto de filmes desenvolvidos ao longo de um ano, o trabalho do PANORAMA tem sido o de fazer um retrato do estado atual do cinema documental português, levantado questões como “Para onde olha?”, “Com que instrumentos cinematográficos se constrói?”, “Como se produz?”, “Como se ensina?”… Mais do que um lugar para ver filmes, este é um lugar que permite agir sobre eles. Três dias onde o debate e a conversa têm lugar cativo e em que espetadores, programadores, cineastas, produtores, mais do que convidados a ver, são convidados a discutir e a perceber que caminhos se desenham para o futuro.

Guiado pela história, vais poder viajar pelos “Percursos do Documentário Português”, uma iniciativa desta mostra que te vai permitir descobrir obras, muitas delas fechadas ou esquecidas. Os arquivos do cinema português vão estar de portas abertas para, desta forma, ganharem vida e tu poderes mergulhar neles.

Uma das novidades deste ano é a secção com o nome “Lisboa”, onde se pretende mostrar diferentes olhares sociais, culturais e arquitetónicas da capital portuguesa. Amanhã, às 21h, o documentário “Belarmino”, de Fernando Lopes, tem honras de abertura. Estão, portanto, todos convidados para esta primeira sessão que vai decorrer na Sala Manoel de Oliveira, no Cinema São Jorge.

Consulta toda a programação em panorama.org.pt.

[Foto: PANORAMA]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*