Portugal é campeão europeu de Futebol Robótico!

0
682

A vitória por 4-3 nos penalties, sobre a magmaOffenburg (Alemanha), permitiu ao FC Portugal 3D vencer o “RoboCup German Open 2013”, na categoria Futebol Robótico Simulado 3D. O projeto pertence às Universidades de Aveiro (UA), Porto (U. Porto) e Minho (U. Minho).

A competição decorreu entre 26 e 28 de abril, em Magdeburgo (Alemanha), e é uma espécie de Campeonato da Europa de Futebol Robótico. A equipa portuguesa teve um bom desempenho durante a fase de grupos: arrecadou duas vitórias, um empate e uma derrota, tendo marcado 19 golos e sofrido seis. Na final, foi preciso recorrer às grandes penalidades para derrotar a turma local. Este foi o sétimo Campeonato Europeu conquistado pelo FC Portugal 3D.

Entretanto, o grupo de investigação Atividade Transversal em Robótica Inteligente (ATRI) do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) e do Instituto de engenharia Eletrónica e Telemática de Aveiro (IEETA) estiveram em grande no 13º Festival Nacional de Robótica. A equipa ‘CAMBADA@Home’, da UA, venceu a competição “FreeBots”, ficando à frente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).

Aliás, a Universidade de Aveiro dominou completamente esta competição, que se realizou na Escola Secundária D. Dinis, em Marvila, entre 25 e 28 de abril. A equipa ‘ROTA2013’ venceu a prova de Condução Autónoma. Basicamente, o desafio era testar as capacidades de um robô responder a um desafio de condução, numa pista que simulava as condições de um percurso em estrada.

Já em Futebol Robótico, a ‘CAMBADA’ assegurou o título de campeão nacional pela sétima vez consecutiva, superiorizando-se à FEUP, ao ISEP e ao Instituto Superior Técnico (IST). Se bem que na grande final do torneio, a equipa da UA perdeu com os atuais campeões do mundo, os holandeses do ‘Tech United’ (Eindhoven), por 0-3.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=BOhFRVMCGfo]

[Foto: Universidade de Aveiro]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*