Livros físicos e eletrónicos juntos num só

0
508

Basta colocares um livro junto a um tablet, ou um smartphone, e o Bridging Book trata de fazer a ligação, prolongando a imagem do mesmo, no monitor. O projeto é da autoria do laboratório engageLab da Universidade do Minho (UMinho).

A aplicação permite quebrar a linha que separa os livros impressos dos eletrónicos. O livro físico e o dispositivo digital são colocados lado a lado e são ligados por meio de conteúdos sincronizados. Simplificando: à medida que vais folheando as páginas do livro, o dispositivo aciona um mecanismo que exibe o restante do conteúdo, num formato digital.

O objetivo do projeto é oferecer conteúdos dinâmicos e interativos que prolonguem o caráter estático da página do livro, em papel. Para trabalhares com o Bridging Book, basta aproximares o livro ao e-book, não sendo preciso fazer qualquer tipo de ligação física ou eletrónica.

O projeto, criado pelos investigadores Ana Lúcia Pinto, Ana Carina Figueiredo, Pedro Branco, Eduarda Coquet, Ido Iurgel e Nelson Zagalo, é cofinanciado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pelo Programa Operacional Fatores de Competitividade (FEDER/COMPETE), no âmbito do “EngageBook: touch, read and play”.

O Bridging Book vai ser exibido no “ACM SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems” (CHI 2013) de Paris, entre 27 de abril e 2 de maio. O evento é a maior conferência internacional na área da interação entre o homem e o computador.

[vimeo 64249658 w=500 h=281]

[Foto: Universidade do Minho]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*