E quando a liberdade ainda estava por conquistar?

0
499

Já pensaste como era viver sem liberdade de expressão e de imprensa antes do 25 de Abril? Agora tens a oportunidade de viajar pelo período da censura com o filme “Lápis Azul”, que ‘salta’ dos estúdios da Lusófona para a SIC.

A curta-metragem, onde participam atores como António Rama, Rogério Samora, Manuel Cavaco ou Anabela Teixeira, conta a história de um coronel da censura, viúvo, que descobre que a mulher, na sua ausência, lia livros proibidos. O homem vai descobrir a mulher que não conheceu em vida, através dos poemas que esta lia. Apanhado no meio da revolução e, apesar de os poemas o terem influenciado, o coronel vai manter-se fiel às suas convicções.

Este trabalho integra o projeto, com o mesmo nome, desenvolvido por Rafael Martins, no âmbito da sua Tese de Mestrado em Estudos Cinematográficos realizada no Departamento de Cinema e Multimédia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT).

A História pela voz de quem a viveu
Para além da curta-metragem, que vai hoje para o ar às 00:50h, este projeto, que contou com o apoio da SIC e da ZON, traz-nos um documentário que nos mostra como era viver em Portugal quando muito tinha que ficar por dizer. Este trabalho, que conta com testemunhos de Mário Soares, Marcelo Rebelo de Sousa, José Pacheco Pereira e Adelino Gomes, tem estreia marcada para amanhã, dia 25, na SIC Notícias, às 15h.

Mergulha neste período da nossa História
No site do projeto, tens à tua disposição um arquivo para que possas ficar a conhecer as notícias e os livros censurados com as considerações dos censores, assim como muitos outros dados históricos relativos a este período.

[Foto: sic.sapo.pt]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*