Está consumada a nova Universidade de Lisboa

0
537

Os estatutos da nova instituição de Ensino Superior foram homologados nesta quinta-feira, 18 de abril, por Nuno Crato, Ministro da Educação e Ciência. O processo resulta da fusão da Universidade de Lisboa (UL) com a Universidade Técnica de Lisboa (UTL).

Os novos estatutos foram aprovados, por unanimidade, pela Assembleia Estatutária, na passada terça-feira, dia 16 de abril.

A homologação é um dos últimos e mais importantes passos para juntar a UL e a UTL. As duas Universidades vão já funcionar como uma só, a partir do próximo letivo, logo após as eleições do Conselho Geral e do Reitor, que devem acontecer a 23 e 24 de maio.

A nova Universidade de Lisboa pretende “reforçar a capacidade de investigação, particularmente em áreas de fronteira e de convergência interdisciplinar, abrir novas oportunidades de educação superior e promover as dinâmicas de internacionalização”.

Esta vai ser a maior Universidade portuguesa e vai juntar as diversas áreas do conhecimento (ciência, tecnologia, artes e humanidades) que são lecionadas na Universidade de Lisboa e na Universidade Técnica de Lisboa. As duas instituições foram criadas em 1911 e 1930, respetivamente.

Podes conhecer os novos estatutos nos sites da Universidade de Lisboa e da Universidade Técnica de Lisboa.

[Foto: strawberry julius @ Flickr]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*